206. Antes do Amanhecer (1995)

764809874_kmrmnex7_bs-571-1
Céline (Julie Delpy) e Jesse (Ethan Hawke)

“Antes do Amanhecer” (Before Sunrise, 1995) é um filme dirigido por Richard Linklater, que conta a história de Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy), completos desconhecidos que se conhecem numa viagem de trem para Viena e começam a conversar casualidades cotidianas. Ao desembarcar, Jesse convence a jovem francesa à descer com ele e aproveitar uma única noite na cidade austríaca antes de ambos voltarem aos seus destinos originais. Sem nada a perder, Céline cede às investidas do moço e eles iniciam uma bonita relação amorosa, cujo inimigo é apenas um: o tempo.

O roteiro é assinado por Linklater e por Kim Krizan e possui situações comuns e diálogos incríveis. Cada momento de conversa entre o casal apaixonado é regado com uma dose considerável de revelações carinhosas e descobertas de personalidades, típicas de início de relacionamento. Com as histórias contadas pelos protagonistas, o espectador conhece suas famílias, seus desejos e também o passado de ambos. Com isso, o diretor nos traz reflexões sobre os motivos que culminaram no encontro daquela dupla de estranhos e na empatia instantânea entre eles.

before-sunrise

As atuações de Ethan Hawke e Julie Delpy são muito boas e, apesar de novos (24 e 25 anos, respectivamente, à época do lançamento), é possível notar o bom trabalho de ambos na construção de seus personagens, que são observadores um do outro e se apaixonam mais a cada segundo juntos. Em três cenas, o trabalho dos atores fica evidente. A primeira é quando o casal entra numa loja de discos e escutam, em silêncio, uma canção, tomando cuidado para não haver troca de olhares ou toques incômodos, mas ansiosos para prestarem mais atenção nas feições de cada um, já que o momento da despedida se aproxima (Jesse já tem passagens compradas para viajar na manhã seguinte).

before-sunrise-movie-still

Outra cena excelente é quando uma cigana lê a mão da dupla e prevê o futuro em frases genéricas e – segundo Jesse – com o único intuito de ganhar uns trocados facilmente. Ali, as personalidades dos personagens já estão definidas e presentes, e é quando o espectador pode perceber o desdém de Jesse e a euforia de Céline com questões místicas e esotéricas.

A última das situações neste sentido acontece perto do fim da trama quando o casal finge ligações telefônicas para amigos e revelam, um para o outro, como foi a viagem até aquele momento e detalham o encontro com o/a amante desconhecido/a. As reações dos atores parecem extremamente sinceras quando os adjetivos pessoais dos personagens são revelados sem pudor. É possível notar a sintonia entre a dupla, que mal se conhece, mas que, ao mesmo tempo, já se conhece o suficiente.

A trilha sonora original é de Fred Frith, compositor pouco conhecido que trabalhou em alguns curtas e documentários, sendo “Antes do Amanhecer” sua produção mais conhecida. Na cena da loja de discos, os olhares dos protagonistas são desviados ao som de “Come Here”, de Kath Bloom. Há ainda “Trapeze”, de Lou Christie e “Living Life”, de Kathy McCarthy, além de algumas músicas de compositores clássicos, como Vivaldi, Beethoven, Strauss e Bach.

tumblr_o9j9n11c4v1slsalco1_500Apesar dos diálogos excelentes que fazem o espectador refletir sobre a vida e os relacionamentos, das atuações boas e da trilha sonora competente, “Antes do Amanhecer” é um filme lento e seus 95 minutos de projeção são arrastados e sem grandes surpresas. Mesmo assim, vale a pena iniciar estra trilogia tão bem comentada de Linklater, Hawke e Julie, que teve sequências em 2004 e 2013 (a cada nove anos), com “Antes do Pôr-do-Sol” (Before Sunset) e “Antes da Meia-Noite” (Before Midnight), respectivamente.

Nota: 6/10

Um comentário sobre “206. Antes do Amanhecer (1995)

  1. Pingback: 248. Antes do Pôr-do-Sol (2004) – 288filmes

Deixe um comentário